Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21438
Title: Regulação emocional em adolescentes (ERICA): estudo da relação com a percepção da aceitação-rejeição materna
Authors: Machado, Teresa S. 
Reverendo, Isabel M. 
Orientador: Reverendo, Isabel M.
Keywords: Regulação emoções; Psicologia desenvolvimento
Issue Date: 2012
metadata.degois.publication.title: 12.o Colóquio Psicologia Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática
metadata.degois.publication.location: Lisboa
Abstract: A capacidade para regular emoções é fundamental para o desenvolvimento adaptado e tem sido alvo de renovado interesse no estudo ao longo da infância e adolescência, sendo consensual que se desenvolve na confluência da maturidade biológica e relações com os cuidadores. Este estudo apresenta dados preliminares da adaptação e validação do ERICA – Emotion Regulation Index for Children and Adolescents – que avalia a percepção (nas dimensões controlo emocional, auto- consciência emocional e responsividade situacional) da regulação emocional em crianças e adolescentes. A amostra é composta por 268 adolescentes, dos 12 aos 15 anos, do ensino público e particular/cooperativo, da zona centro de Portugal. Seguindo a tese de que a emergência da regulação emocional se dá no contexto relacional, explora-se ainda a relação entre percepção da regulação emocional e percepção da aceitação/rejeição parental – avaliada com CHILD PARQ: Mother (Short-Form). Os dados mostram que valores superiores na regulação emocional se relacionam com menor rejeição materna percepcionada, e que a percepção da a aceitação-rejeição materna é preditora da regulação emocional na adolescência.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21438
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Machado&Reverendo2012pdf.pdf188.54 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,296
checked on Nov 6, 2024

Download(s)

532
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.