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Título: Regulação emocional em adolescentes (ERICA): estudo da relação com a percepção da aceitação-rejeição materna
Autor: Machado, Teresa S. 
Reverendo, Isabel M. 
Orientador: Reverendo, Isabel M.
Palavras-chave: Regulação emoções; Psicologia desenvolvimento
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: 12.o Colóquio Psicologia Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: A capacidade para regular emoções é fundamental para o desenvolvimento adaptado e tem sido alvo de renovado interesse no estudo ao longo da infância e adolescência, sendo consensual que se desenvolve na confluência da maturidade biológica e relações com os cuidadores. Este estudo apresenta dados preliminares da adaptação e validação do ERICA – Emotion Regulation Index for Children and Adolescents – que avalia a percepção (nas dimensões controlo emocional, auto- consciência emocional e responsividade situacional) da regulação emocional em crianças e adolescentes. A amostra é composta por 268 adolescentes, dos 12 aos 15 anos, do ensino público e particular/cooperativo, da zona centro de Portugal. Seguindo a tese de que a emergência da regulação emocional se dá no contexto relacional, explora-se ainda a relação entre percepção da regulação emocional e percepção da aceitação/rejeição parental – avaliada com CHILD PARQ: Mother (Short-Form). Os dados mostram que valores superiores na regulação emocional se relacionam com menor rejeição materna percepcionada, e que a percepção da a aceitação-rejeição materna é preditora da regulação emocional na adolescência.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21438
Direitos: openAccess
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